MESA-REDONDA 1: ENSINO DE LÍNGUAS

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CONFERÊNCIA DE ABERTURA

PROF. DR.

PHILIPPE BLANCHET

Université Rennes 2

Professeur de sciences du langage, spécialité sociolinguistique et didactique des langues, à l’université Rennes 2, dont il préside actuellement le Conseil académique. Il a été successivement enseignant d’anglais en France, de français en Afrique anglophone puis en France, de provençal en réseau associatif, et formateur d’enseignants jusqu’à aujourd’hui à l’Université. Expert en politique linguistique et éducative plurilingues pour de grands organismes internationaux (Agence Universitaire de la Francophonie, Organisation des Nations Unies, Organisation Internationale de la Francophonie, Conseil de l’Europe...), il a travaillé sur des terrains variés, notamment Provence, Bretagne, France, Maghreb, Afrique, Océan Indien, Amérique du Sud...). Il étudie les dynamiques de développement ou de discrimination de la pluralité linguistique dans les politiques et les pratiques linguistiques et éducatives. Né à Marseille en 1961, d’une famille provençale et d’origine italienne, il est également l’auteur d’études universitaires, de manuels d’enseignement et de textes littéraires en langue provençale.

 
 
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PROF.ª DR.ª

SÍLVIA MELO-PFEIFER

Universitat Hamburg

Professora Associada de Didática de Línguas Românicas na Universidade de Hamburgo (Alemanha). É licenciada em Ensino de Português e de Francês pela Universidade de Aveiro e doutorada pela mesma instituição. Foi Coordenadora do Ensino de Português na Alemanha, pelo Instituto Camões, junto da Embaixada de Portugal em Berlim. Participou do projeto EVAL-IC: Évaluation des Compétences en Intercompréhension. Tem artigos no âmbito do português como língua de herança e organizou, juntamente com Francisco Calvo del Olmo, um dossiê especial para a Revista X intitulado "Métodos visuais na investigação com públicos plurilíngues". Dentre os seus interesses de investigação destacam-se o uso de metodologias plurilingues no ensino-aprendizagem e a formação de professores.

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MESA-REDONDA 1: ENSINO DE LÍNGUAS

 

MESA-REDONDA 1: ENSINO DE LÍNGUAS

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PROF.ª DR.ª

KAREN PUPP SPINASSÉ

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 2006, é doutora em Linguística Aplicada (especificamente na área de Deutsch als Fremdsprache) pela Technische Universität Berlin e pós-doutora na área de Bilinguismo e Educação Bilíngue pela Universität Potsdam e pela Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg. Atua no ensino de língua alemã e é pesquisadora das linhas de pesquisa de Linguística Aplicada, com foco na didática de ensino de línguas estrangeiras, e de Sociolinguística, com foco nas línguas minoritárias de imigração e nas políticas linguísticas em contexto escolar. É pesquisadora-fundadora do Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA) e membro catedrático do Instituto Histórico de São Leopoldo (IHSL).

 
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FERNANDA ORTALE

Universidade de São Paulo - USP

PROF.ª DR.ª

Professora Associada em língua italiana do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP), onde atua desde 2008. É mestre e doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP e realizou o pós-doutorado na Universidade de Aveiro. Suas publicações estão voltadas para os temas: formação de professores de italiano na perspectiva pós-método, o italiano como língua de herança e o ensino de italiano no contexto público brasileiro. Coordenou o projeto “Italiano como Herança em Pedrinhas Paulista”, que resultou em curso de formação docente e na elaboração de material didático para o ensino da língua na comunidade. É coordenadora do Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas da USP, onde orienta pesquisas de mestrado e doutorado. É líder do Grupo de Estudos sobre Língua de Herança no Brasil (GELHE/CNPq) e membro fundador do NuCLiH (Núcleo de Estudos de Cultura e Língua de Herança). 

MESA-REDONDA 2: PLURILINGUISMO E POLÍTICAS LINGUÍSTICAS

MESA-REDONDA 2: PLURILINGUISMO E POLÍTICAS LINGUÍSTICAS

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PROF.ª DR.ª

Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística - IPOL

ROSÂNGELA MORELLO

Diretora do IPOL Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Políticas Linguísticas. Doutora e Mestre em Linguística - UNICAMP. Doutorado-Sanduíche (Paris VII). Licenciada em Língua e Literatura Portuguesa - FAFIC/Colatina. Atua na área de Política Linguística e Educacional. Entre as ações realizadas, destacam-se: o Programa Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteira (MEC e SEM/MERCOSUL), o Projeto de Consolidação e Avaliação das Políticas Públicas para a Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC) e a Elaboração de Documento Orientador para Políticas Linguísticas e Educacionais dos Povos Apurinã e Jamamadi-Deni, Médio Purus, Amazonas (COMIN). Coordenadora de projetos de pesquisa como: Inventário do Hunsrückisch Língua Brasileira de Imigração; Inventário da Língua Pomerana (em execução); Projeto Piloto Inventário da Língua Guarani Mbyá; Levantamento Sociolinguístico do Fá d'Ambô, Guiné Equatorial e Observatório da Educação na Fronteira (OBEDF).

 
 
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RICHARD
BRUNEL MATIAS

Universidad Nacional de Córdoba

PROF. M.

Richard Brunel Matias es Magíster en Enseñanza de Español como Lengua Extranjera (Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, Facultad de Lenguas).  Es Especialista en Enseñanza Superior y TIC (Ministerio de la Nación Argentina) y Licenciado en Filosofía (Universidade São Francisco – Brasil). Es profesor concursado regular en la Facultad de Lenguas de Universidad Nacional de Córdoba, en la sesión Portugués y Español, donde se desempeña como Profesor Adjunto de Lengua Portuguesa I y IV, Taller de Lectura y Expresión Escrita y Lectocomprensión en Lengua Extranjera I - Portugués.  Dirigió proyectos de investigación subsidiados por entidades acreditadas e integra el equipo de investigación InterRom – Intercomprensión en Lenguas Romances. Tiene libros y artículos publicados en revistas nacionales e internacionales con referato sobre estrategias de aprendizaje e intercomprensión en lenguas romances, además de análisis y producción escrita en torno a la noción de géneros textuales. Es autor de innumerables materiales didácticos para la enseñanza de PLE. Actualmente se encuentra realizando su investigación de doctorado. Además, actúo en docencia de posgrado en la Facultad de Lenguas, UNC.

MESA-REDONDA 2: PLURILINGUISMO E POLÍTICAS LINGUÍSTICAS

 
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PROF. DR.

LEANDRO RODRIGUES
ALVES DINIZ

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor associado da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, onde também dirige o Instituto Confúcio. Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, foi pesquisador visitante da Fulbright na Ohio State University e realizou pós-doutorado na Université Grenoble Alpes (bolsa CAPES). Foi um dos coordenadores de Português do programa Mais Médicos para o Brasil. É autor do livro “Para além das fronteiras: a política linguística brasileira de promoção internacional do português”, coautor da coleção didática “Mano a Mano: português para falantes de espanhol” e cocoordenador da coleção “Vamos juntos(as!) Curso de Português como Língua de Acolhimento”. É vice-líder do grupo de pesquisa IndisciPLAr: Português como Língua Adicional em uma perspectiva indisciplinar (CNPq).